terça-feira, 22 de maio de 2012

Logrono - Najera (22 de Maio de 2012)

Inicio da manha com uma chuva fina, um pouco de frio.. Algo que tem me chamado a atençao , é que parece existir um pote de ouro ao final de cada etapa. As 6:00 da manha muita gente acorda e começam a se vestir rapidamente, saindo numa corrida maluca . A maioria dessas pessoas sao alemaes e franceses que parecem disputar para ver quem chega primeiro ao fim da nova etapa... Sem perceber e sem querer voce acaba entrando nesse ritimo frenetico e acho que por estar acompanhando algumas pessoas acabava fazendo o mesmo. Outra coisa que me chama a atençao é a idade media das pessoas, encontramos muitas acima dos 60 e 70 anos ! Alguem me falou que é quando os europeus tem tempo para desfrutar desta experienia. Hoje estava sozinho e decidi fazer tudo com mais calma... ë muito melhor ...nao ha porque ter pressa porque voce vai chegar do outro lado e nao tem realmente muito o que fazer. Vejo os "corredores " chegarem rapido , escolher suas camas , deitar lá e ficar com as pernas para cima ! Resolvi fazer tudo com tranquilidade, acordei junto com todos pois nao há como nao acordar as 6:00 mas depois arrumei minhas coisas, com muita tranquilidade e sai efetivamente de Logrono as 7:30 apos um deliciosio cafe da manha em uma "padaria" espanhola... O caminho continua seguindo pelo meio de plantaçoes de trigo e uva, muito mais uvas do que trgo desta vez , nao é atoa que esta regiao tem bons vinhos , nos 30 Km que separam Logrono de Navarra voce observa plantaçoes de Uva. Nao faltam uvas para produzir vinhos... Esta etapa cumpri conversando ora com um casal de franceses, ora com um outo frances que vem caminhando desde Paris ! As coversas sempre começam com um: "bom dia" " buenos dias" "Bon jorno" " Gutem Morgan" Good Mornig" .... e depois com a pergunta: de "onde voce vem ?" , dai para frente se converas de tudo , trabalho , religiao , familia ... acabamos por conhecer um pouco de tudo, historias e estorias ! Toda minha tranquilidade esta manha me rendeu nao conseguir vagas no albergue municipal que nesta regiao tem preços muito baixos ou trabalham por doaçoes, por outro lado acabei ficando em um excelente albergue particular " Puerta de Najara" por 10,00 Euros, com uma excelente estrutura limpissimo ...um dos melhores ate agora , onde reencontrei meus amigos Brasileiros com quem devo ir jantar ! Hoje foram 30 Kilometros em 7 horas ... estou cansado , e no final foi um pouco pesado ...vou descansar para encarar outros 21 ou 30 Km (ainda vou decidir minha proxima parada ! Henrique

Los Arcos - Logrono (21 de Maio 2012)

Frio ... muito frio, a chuva passou , mas ficou um tempo muito umido e encoberto trazendo uma sensaçao de frio de inverno no Brazil.

"Time to say goodbye", tempo de se despedir do pequeno grupo que formavamos, pois os nossos tempos, e nossos planejamentos se tornavam diferentes daqui para frente. Os 5 pararam em Viana e eu segui ate Logrono.

Caminhei por algum tempo ainda com o grupo , mas de Viana para frente voltei a caminhar "sozinho". Sozinho é só um modo de dizer pois no "caminho " nunca estamos sozinhos.

Assim que me despedi dos "grandes"  amigos que fiz, me encontrei com o Marcos e o Rogerio (Brasileiros que havia encontrado em Zubiri) . Fizemos este pedaço de etapa juntos.

Mais uma vez caminhamos no meio de campos de trigo e uva, por muitas vezes paralelos a rodovia. Este trecho é pesado pois tem muitas subidas e descidas o que torna esta passagem um pouco dificil. Como já havia falado antes as descidas sao muito mais dificeis para mim pois nao estamos acostumados com elas com o peso da michila nas costas.

Logrono é no distrito (estado) de La rioja, uma regiao produtora de bons vinhos o qual já tive oportunidade de experimentar. Me parece melhor que os vinhos de locais que estivemos anteriormente.

Curiosidade: Na entrada de Logrono tem uma pequena casa com uma senhora que te chama quando voce passa e fala ser uma tradiçao carimbar seu passaporte ali. Como tudo nos parece um tanto real ... paramos e carimbamos nossos passaportes ! Apos falar muito reclamar da quantidade de peregrinos etc etc pede uma ajuda .... Conclusao : Essa senhora nao vende nada , nao faz nada e fatura mais de 300,00 Euros por semana ...

Durante a noite sentei em uma "ramoneria" ou algo assim e devorei pedaços de Ramom (Espanhol) com pao e vinho local ... Nao demorou muito para outros peregrinos que conheci no "caminho " para aparecerem do nada pedir licença sentar a mesa ... e pronto ja temos outro grupo formado !

O albergue municipal ja estava cheio quando cheguei , fiquei no Albergue "privado" por 10,00 Euros .. Agua quente , boas camas, limpo , agradavel.

Henrique