segunda-feira, 4 de junho de 2012

Astorga - Rabanal del Camino (06 Junho 2012)

Apos o maravilhoso jantar de ontem e dormir muito bem, acordei cedo e coloquei o pe na estrada. Uma saida plana de Astorga seguindo uma estrada vicinal. A plantaçao agora e nativa com muitas arvores. Apos os primeiros 6 Kilometros iniciamos uma subida constante e ja se pode perceber a mudança na geografia. Estamos nos aproximando de uma cordilheira de montanhas que devemos atravesar nos proximos dias passando pelo ponto mais alto do caminho (a Cruz de ferro) e mais adiante o Cebreiro. Estas duas elevaçoes trazem muita preocupaçao para os peregrinos , principamente aqueles que iniciaram a peregrinaçao apos Roncesvalles e que nao cruzaram os Pirineus. Para nós peregrios experientes (rsrsr) so nos assusta as descidas pois exigem muito de nossos joelhos muito mais do que nas subidas .

A subida constante passa por Rabanal del Camino 20 Km distantes de Astorga. Fiz esse trajeto sozinho e em tempo "record" (4 horas com 2 paradas para referesco) Agora meu corpo ja curado e acostumado a caminhar nem reclama mais desta longa caminhada. A cidade de Rabanal, fica na base do monte onde se encontra a Cruz de ferro (Uma replica pois a original esta no museo do Peregrino em Astorga). Amanha será um dia pesado se considerarmos a subida mais um trecho de 27, 2 Km ate minha proxima parada em Molinaseca.

Hoje refiz meu planejamento ate Santiago. distribui os dias e os Kilometros procurando nos guias espanhol , frances e na planilha da Associaçao  de Sao Paulo os melhores locais para parar e as pousadas que devo ficar (tem muita dica boa na planilha da associaçao) . Peço ao Jair assiduo leitor deste Bolg que se tiver alguma dica ou albergue imperdivel que me avise ... A seguinte sequencia esta planejada Rabanal - Molinaseca   - Vila Franca - Cebreiro - Tricastela - Sarria -  Portomarim - Palas del Rei - Azuria - Pedrozo e Santiago.

Tudo replanejado , devo chegar sem pulos a Santiago no dia 14 de Junho, um dia apos o planejado inicialmente. Passo metade do dia 14 e o dia 15 em Santiago (Em um Hotel , espero...) e no dia 16 a tarde vou para Madrid e de la para Sao Paulo no dia 17. Estou deixando Finestere para traz ...

Rabanal do Caminho é uma cidade muito simpatica , estou hospedado no albergue "refugio Calcelmo" que é administrado pela associaçao dos peregrinos Ingleses. Hoje tenho um chá  "Ingles" no albergue as 17:00 e a Missa na Igreja local (Remanescente dos Templarios) as 19:30 horas com canticos gregorianos ...

O mais curioso é encontrar e reencontrar as pessoas por aqui . Já conhecemos "quase" todo mundo pois nos cruzamos o tempo todo. Hoje almocei em um outro albergue  o "Nossa Sra Del Pilar " 200 mts abaixo do que estou , pois no Ingles nao servem refeiçoes. Lá encontrei muitos "colegas" de caminho que  entre cervejas , vinhos e troca de informaçoes para os proximos dias, sempre acabamos conhecendo mais e mais pessoas ...

Fazer o caminho de Bicicleta !

Alguns colegas me perguntaram sobre isto e deixo aqui minhas impressoes  pessoais sobre este assunto.
1. Fazer o caminho de bicicleta é uma outra viagem (Nao e uma caminhada, mas sim uma boa pedalada).
2.É possivel fazer o caminho na metade do tempo pois os ciclistas tem uma velocidade media duas vezes maior que os caminhantes (Caminhantes 4 a 5 Km / h e Bicicletas de 8  - 10 Km /h).
3.Ciclistas nao tem prioridade nos albergues , tem de esperar os peregrinos minguarem para poder entrar (Na verdade nunca falta lugar , ao menos nesata epoca do ano).
4.Aguns albergues ja contam com local para estacionar as Bikes mas muitos deles cobram uma taxa adicional por bicicleta.
5. Ciclistas devem SEMPRE viajar em dupla pois se precisarem de ajuda tem a quem recorrer. Tenho visto muitas bicicletas com problemas mecanicos Grande parte do caminho para ciclistas e diferente do caminho dos peregrinos.
6. As bikes devem ser "parrudas" de "montain bike", bikes fracas quebram . A maioria sao Giant , Scott e marcas francesas e italianas de primeira linha.
7. A melhor opçao de freio é o V type , discos empenam e as bicicletarias por aqui so vendem o conjunto completo.
8. Tem louco para tudo , vi bikes tipo Dobraveis , Tipo calois antigas , Bicicletas de cidade , Bicicletas do tipo Caloi Ceci com cestinhos... mas tratam-se de aventureiros quem faz para valer faz bem equipado
9. Muita atençao com as bolsas laterais , tem de ser firmes com bagageiro em metal por baixo e praticas para serem tiradas e colocadas pois a noite voce nao pode deixar a carga nas bikes.
10. Lembrar que pode chover ! Vi muitas bikes enrroladas com sacos de lixo nos dias de chuva e ate bikes com os sacos enrrolados na roda . Aqui nao funciona a adaptaçao tem de ter equipamento de gente grande.
11. Ter uma "buzina" ou "sino" é mandatorio , pois o tempo todo as bikes ultrapassam os pregrinos (quando o caminho é o mesmo) é muito comum ver acidentes entre Bicicletas e caminhantes.
12. Fazer de Bike , alem do peregrino trazer toda a roupa e equipamento que trazemos, deve ter ainda todo o equipamento de manutençao da bike (ferramentas , oleos , peças sobreçalentes) pois e muito comum ver bikes com corrente quebrada , cambio travado , pneu furado, freio inoperante ...  
13. Comprar / Alugar ou trazer ? Uma montain bike boa, custa aqui na espanha 1.500,00 Euros, o aluguel de uma bike Giant fica em 250,00 Euros por 15 dias. Trazer a Bike do Brasil alem de custar o transporte deve-se tomar muito cuidado com a forma de embalar, pois encontrei duas pessoas que tiveram as bikes destruidas nos voos (Uma foi Brasileira) ... Decisao ao gosto de freguez ...dico do Bicigrino !

14. A atençao do ciclista é exigida o tempo todo, tem de estar o tempo todo olhando e desviando de peregrinos , cahorros, carros etc etc e desta forma acho que o caminho de Bicicleta é uma bela aventura, mas nao vejo como o ciclista pode refetir e se espiritualizar pelo caminho. Um bom exercicio , belas paisagens ... 15. Nem tudo é descida ... e aqui o maior problema , estamos cansados de ver os ciclistas empurrando bicicletas ladeira acima, por mais marchas que tem certas subidas aqui nao da para subir nem de carro ! Henrique