terça-feira, 12 de junho de 2012

Pontecampana - Arzua (12 Junho de 2012)

Dia amanheceu encoberto com uma chuva fina , desagradavel... A noite no albergue tivemos um jantar comunitario. Apenas 11 pessoas estavam instaladas. No nosso quarto apenas 4 pessoas dividiam um espaço para 12. Fiquei em um recuo de 4 camas,  uma senhora da Alemanha num outro recuo e um casal frances no ultimo deles. As outras pessoas estavam no outro quarto distribuidos de uma forma similar. Enfim um albergue praticamente particular. O jantar , caseiro, foi servido pela propria dona que estava toda "pimpona" por ter recebido um convite de casamento de dois peregrinos que haviam se conhecido em um jantar  similar, ali mesmo naquela sala. Resultado : Um vinho melhor que o tradicional "da casa" escolhido pelo dono do albergue para comemorar esta ocasiao.

Sai por volta das 7:30 horas e o dia nao prometia, a chuva vinha em espaços intercalados com um tempo abafado. O maior problema é ficar colocando e tirando a capa de chuva (Poncho) que alem de cobrir o corpo cobre a mochila . Ficamos parecendo verdadeiros camelos ou corcundas de "Notre Dame". Quando chove é necessario colocar o poncho , e quando para temos de tirar pois abafa muito embaixo da capa. Desenvolvi com isto metodos especias para tira e colocar o Poncho ...uma gisnastica a parte.

O caminho continua exuberante, passa por meio dos campos de pecuaria , hora por plantaçoes nativas , ora por florestas de reflorestamento. Com a chuva e por alguns momentos com a luz do sol , a fotografia lembra os fundos de tela de computador ou posters de paisagens de florestas , exuberantes e lindos !

A caminhada hoje teve 26 Kilometros aproximadamente que passaram muito rapidamente. Começo a encontrar mais e mais colegas de etapas anteriores que avançam rapidamente. Eu continuo no meu ritmo leve para nao forçar mais o joelho ja tao sofrido. Sao apenas mais duas etapas de 20 K para mim e estarei em Santiago. Nao ha como adiantar muito os trechos nesta fase pois nao existem cidades de porte a distancias interessantes de se caminhar. Hoje por exemplo se quizesse adiantar teria de fazer mais 11 Kilometros para atingir o proximo povoado com estrutura. Azua é uma cidade media com uma excelente estrutura, estou instalado no "moderno " albergue Ultreia, que nao lembra em nada os charmosos albergues de pedra dos povoados pequenos. Amanha parto para Pedrouzo , a 20 K de Santiago e se der , se me sentir confortavel, adianto mais alguns Kilometros par aficar mais proximo do destino final.

A ansiedade e muitio grande neste momento, em acabar a caminhada e retornar para casa, a saudade bate forte, mas a sensaçao de missao cumprida é muito boa. Nesta altura do caminho nao penso mais em nada , lembro dos trechos que caminhei , dos lugares que fiquei , das pessoas que connheci, e tentamos dar uma ordem nos planos que construimos para nossa volta.

Faço uma pequena reflexao sobre o caminho e sobre os aprendizados que tiramos dele...

As setas amarelas:

Como sao importantes as setas amarelas ! Elas nos indicam a direçao o tempo todo, se nao fossem por elas as vezes nao saberiamos por onde ir... quando nos sentimos perdidos e encontramos a seta amarela recuperamos a confiança de saber que estamos na direçao certa. Parece uma tolice , mas sei como me sentia quando nao encontrava a seta amarela.  O que acontece em nossas vidas é um caminho, em muitas ocasioes nos sentimos perdidos e nos frustamos ao nao encontrar direçao nem referencias que nos deem segurança . Entao chegam os medos e os tropeços... Ainda bem que no caminho alguem pintou as setas amarelas .. e no caminho da vida que setas devemos seguir ? para quem ou para que vamos olhar para encontrar a direçao ? Será que alguem pinta as setas amarelas na nossa vida para que nao nos percamos ?

O que colocar na Mochila :

Quando estava em casa nao parecia muito importante selecionar cada objeto que colocava na mochila, mas agora que tenho de carregar ufa !.... ao andar se da conta de quanto pesa cada pequena coisa e de quantas delas realmente eu necessitava. Dizem por aqui que uma pessoa simples é aquela que consegue levar todas as coisas que lhe importam em uma mochila. Com certeza isso foi dito por um peregrino .  Todos levamos uma mochila no caminho da vida. As vezes vamos juntando coisas ou talvez as carregamos só por carregar . Pode ser apenas para passar para os outros a imagem que as pessoas tem da gente,  pode ser um estilo de vida que consome muito e nao atende as nossas necessidades basicas e reais. Chega um momento em que tanto peso nos impede de avançar. Por isso as vezes é necessario parar e perguntar : Será que carrego coisas em minha vida que nao necessito ? Como determinar o que é importante e o que nao é ? O que devo tirar da minha mochila para nao acabar exausto ?

As Bolhas , Feridas , Dores nas juntas ...

Como doe meu joelho ... ninguem escapa da dor no caminho . É impossivel caminhar mais de dois dias e nao notar que o corpo sente. Entao temos de escuta-lo adaptarmos , modificar o ritimo , e ate parar. Mas e assim que entendemos que o caminho vai nos custar, e assim tambem desfrutamos ao acabar cada etapa e damos conta do que superamos, e na verdade nos convertemos em pessoas um pouco diferentes ao faze-lo. Apesar de soar ingenuo , o caminho nao seria o mesmo sem a dor

No caminho da vida , algo parecido ocorre, As vezes acontecem coisas com as quais temos de aprender a caminhar , Podem ser coisas que nos buscamos ou nao , mas o caminho continua, e temos aprender a caminhar com as feridas que a vida nos impoe.

Todo peregrino precisa de ajuda extra para andar

 Principalmente apos varios dias e kilometros de caminhada, penssamos naquelas pessoas com as quais compartilhamos o caminho nas quais nos apoiamos quando estavamos cansados , que em certos momentos nos ajudaram a lembrar dos motivos pelos quais estamos aqui . As que nos ajudaram nao desistir ou fazer o caminho de forma mais  comoda.  As vezes uma simples conversa com outro peregrino durante o caminho faz com que 30 Kilometros se tornem um tranquilo passeio. Receber o apoio de tantos seguidores deste Blog , as menssagens no Face book e no e-mail foram muitas vezes os amigos que me deram forças  para continuar.  Que bom encontrar no caminho da vida verdadeiros companheiros de viagem ! Talvez o Caminho esconda grandes liçoes para a vida e esta seja uma delas . Andamos o caminho da vida simplismente para entender as pessoas e ajuda-las, e para fazer com que elas sigam em frente,  nao para deixar que elas joguem a toalha .

De Arzua ... pertinho do fim ...

Henrique