terça-feira, 5 de junho de 2012

Rabanal del Caminho - Molinaseca (5 de Junho de 2012)

Dia de encontrarmos com a cruz de ferro ! Muita emoçao !  O dia esteve ensolarado com algumas nuvens que encobriram o sol na hora que precisavamos . Ao sair de Rabanal de imediato entramos por caminhos de vegetaçao natural. Lindo este novo trecho, muito melhor que seguir rodovias ... logo nos primeiros kilometros já enfrentamos uma subida pois de imediato nos aproximamos das montanhas. A ansiedade de chegar a Cruz de ferro fez com que a primeira etapa deste dia passasse muito rapido , subimos a uma altura de 1580 metros (Uma elevaçao de 400 metros de onde nos encontravamos). A 5 Kilometros paramos para tomar cafe em Foncerradon, ja na montanha com uma vista maravilhosa de toda a regiao. Mais 2 Kilometros e nos deparamos com a Cruz de Ferro ! Havia lido, pesquisado , visto fotos ... mas quando damos de cara com o monumento é indescritivel tudo o que nos passa pela cabeça . Afinal foram muitos Km de caminhadas , bolhas , dores ate na lingua (como diria o Marcos) para chegarmos lá ...fazia parte do "script"...

Cruz de Ferro:  Uma pequena cruz de ferro  colocada no alto de um mastro de 7 mts de madeira um dos monumentos mais antigos e legendarios do caminho . Ela esta colocada em uma base de pedras que tem hoje mais de 30 metros de diametro. A Historia diz que a Cruz lá esta desde a epoca romana. ( A cruz original de valor inestimavel esta no museo do Peregrino em Astorga ).  Diz a tradiçao que os peregrinos devem trazer uma pedra do seu pais de origem e depositar ao pe do monumento. Esta açao, faz com que deixemos com esta pedra nossos pecados e trantas outras preocupaçoes que tenhamos trazido conosco.

Trouxe uma pequena pedra  de meu jardim e lá depositei ... De imediato senti umas 50 gramas a menos de peso em minha mochila (Brincadeira) , mas na verdade ao depositarmos a pedra ao pe da cruz, estamos depositando todos as nossas preocupaçoes e penssamentos que revemos,  durante a caminhada . Um momento de grande emoçao , pode-se notar muitas pessoas derramando lagrimas e nao há como nao se emocionar tambem !

Estive com o Rogerio e com o Marcos  neste momento tao sublime da caminhada, mas deixo para eles o momento que deve ser repartido com seus amigos e familiares nao cabe a mim aqui descrever tal momento de introspecçao de cada um . Só posso repetir que foi muito forte. Comprimentei os dois com um aperto de mao e um abraço forte e prossegui no caminho .

Apos esta passagem caminhamos no meio das montanhas por pequenas passagens,  passandos por lindos vilarejos totalmente diferentes do que haviamos passados ate agora. As contruçoes diferem de tudo que vimos , sao exuberantes na sua simplicidade e lindas .

Apos passarmos por Manjarin (Ruinas) , populaçao = 2 , tem apenas um bar "templario" cheio de mistissismo , por onde Paulo Coelho passou e escreveu a respeito. Passamos ainda por El Cebo , onde almoçamos Riego de Ambros e finalmente Molinaseca, uma vila que difere de tudo que vi ate agora. Mais uma vez uma mistura de simplicidade e glamour ...

Estou na Pousada Santa Marina do Tradicional hospitaleiro Alfredo Alvares, que esteve no Barsil o mes passado no encontro dos peregrinos em agua de Sao Pedro. Ele pessoalmente recebe os peregrinos e trata muito bem os Brasileiros porque nos tem no coraçao .

Vou agora ate a vila que fica a uns 400 metros daqui para jantar e beber em alguns dos bares como recomenda o Guia da Associaçao de Sao Paulo.

Um dia de grandes emoçoes

Henrique