quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carrion de los Condes - Terradillos de Templarios (30 de Maio de 2012)

Eu inicio o Blog de hoje agradecendo todos os leitores que me acompanham nesta caminhada, agradeço em particular os comentarios deixados aqui no blog e  as menssagens que recebo no Face book e em meu e-mail. É muito importante receber o apoio de voces, que no fim do dia sempre me dao forças para o proximo ! Este Blog tinha como objetivo, guardar meus relatos de cada dia desta incrivel caminhada, tem varios seguidores atingindo hoje mais de 1600 acessos ! Espero poder continuar relatar os remanecentes dias ate chegar em Santiago.

Estamos hoje exatamente na metade do caminho :

" No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho, tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento, na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra. (Carlos Drumond de Andrade) "

Vi muitas pedras ate aqui, pedras no caminho, por sobre os marcadores e placas nas estradas, pedras sobre pedras, pedras desenhando simbolos ...  me parece uma tradiçao que os peregrinos exercitam durante a caminhada por anos e anos ...

Hoje nossa caminhada foi de 27 km ( 6 horas) e um tanto quanto monotona ... o caminho segue a partir de Carrion de Los Condes por uma reta, plana , arida ,  quase infinita ... durante os primeiros 17 Kilometros temos a mesma imagem se repetindo ... um campo continuo de trigo ... muito cansativa ... a partir de Calzadilla de La Cueza, seguimos paralelo a rodovia, neste momento já com o sol a pino judiando dos peregrinos... cheguei a contar 40 peregrinos enfileirados nesta etapa. O interessante no trecho de 17 Km é que uma ambulancia da "cruz vermelha espanhola" passa pelos peregrinos checando se todos estao bem. Nao houveram baixas neste trecho ! . Já presenciamos muitas baixas, pessoas com bolhas infeccionadas  nos pes , com desidrataçao , com dores musculares, com tendinites, fatigadas, e ate ouvimos falar de casos de mortes atras de nós ! Provavelmente por enfarto , a causa mais comum das mortes por aqui.

Nos chegamos a Terradillos e nos hospedamos no albergue "los templarios" , que como alguem descreveu , parece um posto do Grau ! Muito confortavel e limpo. Em cada quarto ficam 4 pessoas com um banheiro privativo. Fomos separados (eu o Marco e o Rogerio) pois chegamos tarde e nos encaixaram como foi possivel.  

Vou falar um pouco do dia  dia dos peregrinos :

Acordamos as 6:00 horas da manha (Somos um pouco pregiçosos pois alguns europeus acordam as 5:00 horas e ja começam a fazer barulho ! A maioria dos albergues acendem as luzes , colocam musicas , ou simpplismente alguem passa falando "buenos dias em voz alta" . Hora de tentar ir ao banheiro para escovar os dentes molhar os cabelos e tentar fazer suas necessidades. Parece que todos que estao hospedados naquele alberge tem a mesma rotinna. Banho ? A esta hora nem pensar ...ninguem toma banho de manha.

Tomamos o "desajuno", cafe da manha no albergue quando "oferecem" por 3 euros em media. Quando nao há cafe da manha no albergue saimos caminhando ate o "bar" mais proximo e lá nos alimentamos , cafe , croasant, pao com manteiga etc etc .

A partir dai o nosso dia se resume a caminhar , observando as paisagens, tirando fotos , ora caminhando sozinho , ora acompanhado por alguem conversando ou nao , conhecendo pessoas , ou revendo antigos amigos de outros dias. Paramos a cada uma ou duas horas para tirar as botas , comer ou beber. Nao almocamos efetivamente, lanchamos ou comemos uma "salada MISTA com Tuna". Hidrataçao é a preocupaçao maior ! Nem pensar em ficar sem agua. O Marcos carrega as duas garrafas de agua dele e em adiçao a do Rogerio "good life" que sorrateiramente coloca a sua garrafa na mochila do Marcao .. Uma discussao constante  " Tira essa M _ _ _ _ dai !

Chegamos em nossos destinos sempre no inicio da tarde entre 14:00 e 15:00 horas e procuramos albergues para passar a noite. Ate hoje sempre encontramos um albergue para ficar, e em 90 % deles  temos sido muito bem tratados , a cama , os banheiros sempre sao muito bons.  O ultimo albergue em Fromista esta fora desta estatistica !

Ao chegar a um albergue a primeira providencia é marcar a sua cama com o "Saco de Dormir" e ir tomar banho. Depois do banho lavar a roupa do dia e coloca-la no sol para secar . Esta epoca do ano é dia ate as 21:00 horas e uma hora é suficiente para secar ate as mais grossas das meias.

Os quartos sempre sao comunitarios e em sua grande maioria com beliches. Sao divididos por divisorias, ora por paredes ora quartos separados com aproximadamente de 4 a 8 pessoas por area . Alguns albergues mais antigos podem ter mais de 50 beliches em uma unica area.

Ha tempo suficiente para ir ate o povoado, jantar e eventualmente comprar lanches para o dia seguinte . A base é sempre pao , ramon e queijo.  

A noite , bom a noite voce tem de dar sorte de ficar lonje dos "roncadores" e procurar ficar proximo de pessoas que voce ja conhece de outras noites. Nada que um par de tampoes de ouvido nao resolva !

Bom esse e um dia tipico peregrino,

Henrique