sábado, 9 de junho de 2012

Triacastela - Sarria (9 de Junho de 2012)

Uma etapa singular... o caminho de Triacastella a Sarria de 19 Km é todo por trilhas na montanha ! Sarria é  a maior cidade do caminho, na Galicia, e conta com todos os serviços de uma cidade media,  diversos restaurantes e albergues. Posso dizer com propriedade que estou hoje em um dos melhores albergues que fiquei ate agora  "O Dorminento" . Trata-se de um albergue pequeno muito aconchegante com todos os serviços e melhor ainda com quartos pequenos . Estou sozinho no quarto que tem 3 camas , estou torcendo para que nao cheguem mais peregrinos e desta forma terei um quarto só meu pagando valores de albergue (10 Euros).

O caminho percorrido hoje, é muito bonito , com muitas arvores antigas (Mais de 200 anos ) no meio da montanha . Subimos algumas vezes e chegamos ao "Alto de Riocabo" a 900 mts de altitude. Triacastela meu ultimo destino estava a 690 mts dai para frente uma descida constante nos leva a uma altitude de 480 mts onde se localiza Sarria. Cruzamos pequenos povoados San XIL, Purela, e Calvor (Todos "cidades fantasmas").

Estas descidas dos ultimos dias fizeram com que o meu joelho voltasse a doer. As descidas sao muito ruins para os joelhos dado o peso adicional da mochila e o impacto que acabamos impondo neles. Vou mais uma vez tomar a "droga" mais popular do caminho o "ibuprofeno" um anti inflamatorio que resolveu minha dor na ultima vez em Lion. Este anti inflamatorio somado de um tilenol ou flanax resolve ate dor no lobulo da orelha ...  No caminho todo mundo tem um pouco de medico e de louco ... Tem jeito para tudo de bolhas no pe a joelhos doloridos. Sempre tem uma receita para cada caso, e caso queira em qualquer farmacia os farmaceuticos agem como verdadeiros Doutores rsrsrs.

Por falar em louco ...hoje conheci o Brasileiro dos "bambus" ! Sempre que falava que eu era brasileiro todos perguntavam se eu conhecia o Brasileiro dos bambus (Ate achava que era brincadeira) . Muito bem,  o Brasileiro de Belo Horizonte existe,e anda com dois Bambus (que trouxe do Brasil) com  mais de 2 metros de altuar cada um. Utiliza como hastes de caminhadas segurando os mesmos na altura dos ombros, ele é muito rapido e ainda faz umas demponstraçoes de arte marcial com os mesmos ..."uma figura" . Os Bambus sao leves e diz que ninguem alcança ele nas subidas. Realmente ele é muito abilidoso com os tais bambus. Encontrei ele hoje subindo a rua principal de Sarria (Momento para uma conversa e uma foto !)

Hoje caminhei por alguns kilometros com um Espanhol de barcelona, ele esteve filosofando um pouco e me disse duas coisas me chamaram a atençao e deixo aqui para pensar : 1. O caminho é como a vida , voce escolhe a direçao a seguir e com quem quer caminhar ! Há muitas opçoes no caminho , mais curto , mais longo , mais bonito , ao lado da estrada , o caminho errado ... A opçáo é sua ... 2. A mochila representa o peso que carregamos em nossas vidas, voce so carrega o necessario e o que quer . Quanto mais pesada mais dificil de carregar . As vezes temos de nos desfazer de alguns pesos que carregamos para caminhar melhor .... Nao sei se tirou de algum lugar , mas nao importa muito , o que importa e que é a mias pura realidade ...

Este final de semana é "corpus christi". Aqui em Sarria se preparam para uma procissao que será amanha. Estao desenhando nas ruas os "tapetes" por onde a procissao passará. Durante a noite vao cobrir tudo com pó de serragem colorida e flores. Vi as fotos do ano passado e parece singular., muito parecido com as que fazem em algumas cidades do Brasil. A procissao deve  passar na frente deste albergue. Nao estarei aqui para ver mas certo que amanha pela manha devo ter uma boa ideia de como ficará !

De Sarria

Henrique