quarta-feira, 13 de junho de 2012

Arzua - Pedrouzo (13 de Junho 2012)

Ontem a noite no albergue a previsao do tempo mostrada na televisao foi motivo de comemoraçao dos peregrinos que estavam na sala  assistindo TV,  esperando por mais um  jogo da Eurocopa.  Parecia ter saido um gol, mas o jogo nao havia iniciado ... a apresentadora espanhola mostrou um mapa do norte da espanha com previsao de sol para os proximos dias ...

Para a alegria de todos a previsao se confirmou. O dia amanheceu com uma nevoa que encombria toda a cidade de Azua. Porem o Sol tao aguardado nos ultimos dias venceu as nuvens e voltou a brilhar ... a temperatura se manteve muito confortavel durante todo o dia, e a caminhada de hoje por entre arvores nao poderia ser melhor.

Uma quantidade muito grande de peregrinos caminha por esta etapa neste momento , a grande maioria se deslocava ate Pedrouzo ou nas suas imediaçoes onde estao os ultimos albergues do caminho antes de Santiago. Muitos caminhavam rapidamente para vencer os 40 Km que distanciam Arzua de Santiago para lá chegar ainda hoje. Nao me arrisquei e tomei a decisao de ficar por aqui mais esta noite, o joelho nao ajuda muito ... esta será a ULTIMA noite em um albergue. A despedida dos albergues nao podia ser melhor , estou instalado no Albergue "Edreira" , novo muito bem cuidado. A cidade de Pedrouzo é como Arzua , moderna sem grandes atraçoes. As casas e albergues sao em  predios novos , o que faz este albergue que estou um tanto quanto impessoal sem "glamour".

Já fiz uma reserva em um Hostel em Santiago ... 99 % dos peregrinos estao fazendo isto pois querem , como eu , um pouco de privacidade. A privacidade é algo muito importante, e acho que como a liberdade só se tem uma noçao exata da sua importancia quando se perde por um tempo prolongado. Dormir em quartos com mais pessoas (Muitas desconhecidas) , usar banheiros comunitarios , duchas com agua controlada , jantar em saloes comunitarios ou em restaurantes ... apos 30 dias isto se torna um pouco estressante, e em Santiago uma grande  maioria procura ter de volta esta privacidade deixada de lado no Caminho.

O caminho hoje passou muito rapido ...foram os 20 Km mais curtos que ja percorri ... encontrei muitos amigos de caminho, todos muito ansiosos para chegar a Santiago. Alguns dos meus colegas de caminho,  lá de Orison  (Boro e sua amiga, Julie, e Cordula),  estao a uma etapa atraz de mim, e hoje iriam caminhar mais kilometros pousando a 3 km daqui .. nos falamos por FaceBook e nos encontraremos em Santiago . Muitos outros peregrinos conhecidos estarao em santiago nos proximos dois dias, esperamos uma grande confraternizaçao !!!

Perdi o contato com o Marcos e o Rogerio (do Brasil), só sei que ja chegaram a Santiago. O Marcos queria muito ir a Finestere, e tinha pressa pois parte para o Brasil ainda no dia 15 !  um dia antes do meu voo de volta... Espero reencontra-los no Brasil , pois ainda estou com uma das "carissimas " meias do Marcos ! Ele me emprestou num momento que precisei por contas das bolhas e nao tive a oportunidade de devolver ... rsrsr estao lavadas e secas ! Prontas para serem devolvidas !

Amanha um grande dia ... 20 curtissimos  Kilometros e chegarei a Santiago apos 31 dias de caminhada !

A ansiedade me deixa sem assunto ... e para nao ficar aqui enrrolando meus amados seguidores , me despeço num "ate amanha ! "

De Pedrouzo a 20 K de Santiago

Henrique