sábado, 26 de maio de 2012

Agés - Burgos (26 de Maio de 2012)

Um dia frio, com um pouco de vento...O sol demorou para sair, e esquentar o dia ! De Ages a Burgos sao 25 Km que se iniciam com uma subida até o alto do "monte" onde encontramos uma cruz de madeira. A subida se faz em meio de pedras soltas o que torna esta parte do camnho um pouco mais vagarosa que as anteriores. A vegetaçao è de mata com arvores de medio porte espalhadas.  A visao do alto dos "montes de navarra" , diz uma placa : nao haver vista tao "hermosa" em toda a espanha !  É realmente bonita , mas em minha opiniao acho que já vimos neste caminho vistas tao encantadoras como esta. "Nao se discute com um espanhol ! "

Descendo estes "montes de Navarra", atravessmos os  povoados de  Riopico , Orbaneja e Castañares, e chegamos a Burgos , uma das maiores cidades desta regiao ! (ou a Maior ..)

Time to "say goodbye"... Guilherme (nosso carinhosamente apelidado  "Alan Delon") , o Curitibano de Sao Paulo teve de nos deixar e partiu de trem  para Lion,  devido seu pouco tempo disponivel para esta caminhada (17 dias), de Lion vai seguir caminhando ate Santiago completanto 400 Km ..

Nadia tambem nos deixa hoje, voltando para a Inglaterra ! Ela deve completar o caminho em Setembro partindo de Burgos como fez das ultimas 4 vezes ...

Amanha provavelmente tambem nos separamos definitivamente dos outros:  Boro , Vera, Codula , Amiga do Boro, e July vamos deixando eles para traz, pois o nosso ritimo (eu, Marcos e Rogerio) passa a ser um pouco diferente  um pouco mais rapido que os deles, e nossas proximas paradas vao de certo ser diferentes ....mas no "caminho" nunca se sabe ... haviamos nos despedido uma vez "dos outros" e nos reencontramos,  pode ser que nós voltemos a nos encontrar  novamente . Trocamos nossos e-mails esta tarde e ao som de "It is a beautiful day - U2" e nos despedimos formalmente!

Seguem comigo no caminho , no mesmo ritimo, o Marcos e o Rogerio ...grandes companheiros de estrada com quem criei uma boa amizade e empatia. O Marcos, todos os dias dedica o dia de caminhada a alguem, um parente, familiar , amigo  ou a algum grupo de pessoas. Hoje Sabado foi o dia dedicado aos "nossos desafetos" ! Todo mundo tem um ou muitos e porque nao dedicar a eles um dia de nossa caminhada ...

A catedral de Burgos è uma Historia a parte, em estilo gotico , nos lembra a sagrada Familia de Barcelona (Gaudi) e foi construida atravez dos tempos desde os anos 1200 ... Os pregrinos tem descontos para visita-la , e é imperdivel. Hoje sabado ocorrem varios casamentos , e como nao se chega de carro ate a igreja, vimos muita gente em trajes de festa cruzando a praça para assistir as cerimonias,  que nao sao poucas . No meio desta praça destacam-se tambem os "peregrinos" , como nós tambem,  em seus trajes tipicos: Calças / Shorts, camisetas tipo "dry fit" e papetes,  com um casaco por cima ...  Bem tipico e facil de se identificar mesmo sem a mochila nas costas.

Hoje em Burgos é dia de festa (nao me perguntem porque neste momento, pois nao tenho a menor ideia). Nas pracas estao montados mesas de som , palcos e canhoes de luzes ! Algo deve acontecer .... mas,  já fomos informados pelos hospedeiros do albergue que as 22:30 horas as portas se fecham e a luzes se apagam ... quem esta dentro nao sai e quem esta fora nao entra !

O Albergue que estamos è o municipal (5 Euros) , enorme , reformado , muito limpo e organizado ! Estamos em uma "ala" nova , os banheiros sao grandes e muito limpos, o banho otimo ! Sao mais de 200 peregrinos de todos os cantos do mundo alojados em suas camas beliches .... A cada novo albergue que ficamos nos surpreendemos mais e mais ...

Agora um pequeno dicionario Portugues / Espanhol pelo mestre Marcos :

Copo de cerveja = Cuepo de hopes
A Conta = The Bill
Vinho = O da casa

Henrique