sábado, 2 de junho de 2012

Leon - Hospital de Orbidgo (2 de Junho 2012)

Estava sentindo falta de caminhar  rsrsr .... Sai de Leon acompanhado dos Brasileiros Marcos e Rogerio , mas em algum lugar do caminho entre Oncina de la Valdoncina e Villar de Mazarife, nos perdemos pois nos distanciamos na caminhada. Nos perdemos por hoje, mas em breve vamos nos encontrar novamente, pois so existe um caminho em uma unica direçao.  Uma vez que nao consegui encontra-los, uma vez que era cedo, e principalmente por ter a ajuda do tempo que esteve encoberto o dia todo, decidi continuar a caminhada ate Hospital de Orbidos 14 Km a frente do local que haviamos planejado estar. Hoje foram 34,1 Km no total para mim.

O dia parado em Leon valeu realmente a pena ! Estou de volta a forma, com muita energia... o joelho recuperado agora so doi um pouco em determinadas posiçoes de torçao que aprendi a controlar,  as bolhas ja secaram e nao dao mais trabalho. Em adiçao a isto os novos tenis ajudaram muito pois , mais largos e baixos nao incomodam como as botas. 

As botas em meu ponto de vista ainda sao o calçado ideal para este caminho. As minhas sao da "North Face" e mais parecem um tenis alto (Muito confortaveis)  Elas protegem o calanhar de torçoes,  muito comuns dado as pedras soltas no caminho, subidas e descidas ingremes. O problema e que duas bolhas no calcanhar direito passaram a me incomodar muito. So de colocar as botas me causavam desespero ... O tenis que comprei é um pouco maior e mais folgado que as botas tirando a pressao no calcanhar, que vem em funçao do peso da mochila. Tenho de ser mais cuidadoso com as torçoes mas neste trecho o tipo de terreno ajuda muito. Onde encontrar uma agencia do correio vou despachar as botas para Santiago pois pesam mais na mochila.

Hoje pela manha, depois de uma infindavel saida de Leon,  decidimos seguir por uma  "variante" ! Tinhamos duas opçoes:  continuar seguindo paralelo a auto estrada ou pegar esta variante pelo campo. A escolha foi perfeita pois é  muito mais agradavel. O cenario continua o de campos arados mas agora com mais plantaçoes de vejetais tipo "Couve" ou algo similar, milho (aparentemente ) e ainda o "velho" e bom trigo ! De qualquer forma é muito melhor ter esta visao do que o da estrada. Em Fresno, um grupo  preparava um grande festival de churrasco de porco, fomos olhar e ate acabamos guanhando tortas salgadas. Infelizmente a festa so começaria as 17:00 horas e nao tinhamos como ficar !

Quando passei por Mazarif , planejei chegar a Villavante, 10 Km mais a frente. Neste povoado teria um albergue e um pequeno Hostel (Uma pensao ) mas ...o Albergue ainda nao foi inaugurado e o Hostel estava lotado ... Resultado ...andei mais 4,3 Km ate chegar em Hospital de Orbigo. Foi uma grata surpresa pois hoje e amanha esta acontecendo aqui um "Festival Medieval" com comidas tipicas, feira de artezanato,  comidas locais, e jogos medievais ! Os moradores e visitantes se vestem a carater e desfilam pelas ruas ! Realmente uma grande festa !

Encontrei no caminho chegando a esta cidade um peregrino da Irlanda, um da Dinamarca e uma peregrina dos EUA (Nao gravei os nomes ainda)  Nos instalamos nos albergues da cidade e fomos juntos jantar costelas assadas e batatas na "churrasqueira" da festa com, muito vinho ...  é muito interessante ver todas as pessoas vestidas e desfilando a carater em uma grande festa . Peregrinar tambem é participar !

O clima nos  albergues é muito bom , principalmente para os peregrinos que vem de Saint Jean Piet De Port pois definitivamente ja passamos da metade e faltando apenas  290 Km para Santiago ...

Amanha eu caminho ate Astorga , 16,2 Km daqui ... "um tirinho"  ...  lá devo reencontar o Marcos e o Rogerio.

Henrique