quarta-feira, 6 de junho de 2012

Molinaseca - VillaFranca Del Brierzo ( 6 de Junho de 2012)

Uma bela "puchada", foram 32 Km de caminhada feita em 10 horas ... Saimos um pouco mais tarde de Molinaseca que o usual, por volta das 7:30 horas e lentamente fomos caminhando em direçao a Ponteferrada. Nao tinhamos a menor pressa hoje. Estavamos eu , Metta (Dinamarca) , Berta (Alemanha), Marco (Finlandia) e outros que nos seguiam a distancia remanescentes do jantar de ontem. Tomamos cafe no povoado de Campo (a 4 (Kilometros) e seguimos para Ponteferrada. Chegamos por volta das 10:00 e tinhamos a pretençao de visitar o Castelo Templario. O castelo só abriria as 11:00 horas e havia uma previsao de 1 hora de visita. Com minha escala apertada nao foi possivel esperar. Metta e Berta resolveram ficar para visitar o castelo e planejavam fçpassar a noite em Ponteferrada , eu e Marco seguimos em direçao a Villafranca. Aproveitei para passar cçno correio e despachar mais 2 Kgs de bagagem para Santiago (Minhas botas e algumas roupas ).

O alivio de peso fez uma diferença perceptivel alem de me devolver o equilibrio (As botas estava na parte de cima da mochila e sempre pendiam para os lados ). Dali caminhamos ate Cacabelos onde o Marco desistiu e se intalou no Albergue municipal ( O unico da pequena cidade) . Eu prossegui por mais 9 Km ate a cidade de Villafranca e ewmbora muito cansado nao me arrependo pois esta cidade é muito acolhedora cheia de restaurantes e bares . Fica encravada no meio das montanhas e tem um clima de "monte verde" urbanizada. Assim que entrei na cidade vi o albergue Municipal , e como estava em estado de deteriorizaçao total , parei por la e fui direto para o Banho . Exiastem aqui mais albergues e muitas pousadas , mas nao tinha animo de andar mais nenummetroio sequer. Estou bem instalado e o Albergue e reformado só que fica no alto da cidade ....  o jantar é na parte baixa da cidade , ai minhas pernas ...mas nao é nada que nao se resolva ...

Ao chegar aqui encontrei varios amigos de caminhada e de pronto nos sentamos na Praça Mayor onde comemos uma pizza ! Fazia tempo que nao comia uma , embora tenha o mesmo nome "Pizza" , nao tem nada a ver ...e olha que esta e feita aqui nao é das congeladas ... parece uma massa de pao duro com queijo derretido  por cima ! Deu para matar a fome !!!. O mais engraçado nestes encontros é assistir essa turma se levantando da mesa apos o jantar, ...  lembra muito o video clipe " Triller " do Michael Jackson ... todos parecem Zumbis por conta da dor nas pernas... elas so param de doer depois que aquecem !!!

O caminho de hoje so ficou interessante e com alguma beleza em seu ultimo trecho ja proximo a Villafranca. Desde Molinaseca ate Cacabelos , caminhamos junto a uma estrada vicinal de pouco movimento tendo atravessado a cidade de Ponteferrada de tamanho medio e a horriveis cidades de Fuentes Novas e Camponaraya.

Amanha vamos encarar o CEBREIRO ! Mais um ponto alto no caminho , uma subida bastante ingreme nos levará de 550 Metros a mais de 1400 metros de altitude onde tambem fica tambem  a cidade de "Cebreiro" onde  pretendo ficar na noite de amanha   Sao mais 28 Km de caminhada com o Cebreiro no fim ... Já avaliamos varios Planos B, C, D e se necessario paramos antes do topo  economizando Kilometros que deveram ser repostos depois de  amanha. Para os Experts que ja venceram os Pirineus , a Cruz de ferro, e outras tantas subidas do caminho, nao nos assusta , mas para uma grande maioria que iniciou o caminho em outras cidades , o Cebreiro soa como um fantasma !!

Os Brasileiros Marcos e Rogerio, pousaram em "el acebo" logo apos a cruz de ferro , 8 Km antes de onde parei . Nao tenho noticias deles, e só soube que pousaram lá por informaçoes de um peregrino Alemao (Wolfgang) que conhecemos ... 

Faltam 182 Km para Santiago ... sao pelos meus planos mais 7 dias de caminahdas de 20 Km em media (Facil !) ... falta pouco para quem ja caminhou mais de 650 Km ... UMA EXPERIENCIA FISICA, ESPIRITUAL, INTELECTUAL, DE VIDA , I N C R I V E L !!!  Devia ter feito antes e muita coisa na minha vida poderia ter sido diferente ...acreditem !!!!

Do pé do Cebreiro

Henrique