domingo, 3 de junho de 2012

Hospital de Orbigo - Astorga (3 de junho de 2012)

Deixamos a cidade de H. Orbigo cedo, por volta das 7:00 horas da manha. Eu, Debora (USA) e Stephan (Dinamarca) rumo a Astorga (16 Km)  Optamos mais uma vez pela "varinate do campo" que embora mais longa em 1 Km traz certa tranquilidade pois nao acompanhamos o ruido dos carros na Auto estrada. Ontem havia percorrido 30 e poucos kilometros, sendo assim hoje foi relativamente facil.

Logo a dois Km cruzamos uma pequena villa onde paramos para o cafe da manha. Um dos melhores atendimentos que recebi ate agora ! Pessoas muito simpaticas e prestativas atendiam a todos perguntando de onde vinhamos, solicitavam que deixassemos em um livro uma menssagem para os proximos peregrinos. Descobri neste livro que por ali,  20 minutos antes, havia passado um casal de Brasileiros, sobre os quais nao sei muito  pois nao consegui decifar o nome na assinatura.

A paisagem começa a mudar lentamente , os campos vao ficando para traz , alguns aclives começam a surgir, e ja avistamos as montanhas a frente,  que teremos de cruzar em um ou dois dias.

Hoje foi meu dia de sorte ! ... achei 100,00 Euros no caminho, ao lado da estrada dobrados e caido no chao. Provavelmente algum peregrino que por ali passou , dado a quantidade de bolsos que temos nestas roupas deve ter deixado cair ao procurar por algo.  Fico em parte chateado com quem perdeu , e fiquei atento o dia todo para ouvir se alguem teria comentado esta perda. 100 Euros sigificam 10 dias de albergue ... ou como disse a Debora ao me ver encontrar o Dinheiro ..um super hotel no caminho por um dia (cabeça de mulher...rsrsr)

No meio do caminho encontramos uma "tenda" de sucos,  e varios pererinos ali descansando. Voce podia tomar suco , comer bolo, tomar agua , e apenas deixar um donativo. Me parece que esse local é conhecido no "caminho" e as pesoas que la trabalham vivem só dos donativos. Deixei 1 Euro por um copo de suco. Acho que no fim do dia eles ainda conseguem obter algum lucro , pois no meu caso compraria uma garrafa de suco com esse mesmo valor. Logico que essa garrafa esta aqui na cidade e nao lá a 6 km de distancia no meio do nada ...

Algumas subidas ingrimes  (saindo de 600 mts ) em piso de pedras soltas nos levam ao alto do Cruzero de Santo Antonio (900 mts ) onde avistamos as cidades de San Justo de La vega e Astorga. Deste ponto já foi possivel avistar A "Cruz de Ferro" onde estaremos daqui a dois dias depositando nossa "Pedra" com ela nossos problemas e preocupaçoes que trouxemos conosco em nossa caminhada.

Chegando a ASTORGA me hospedei no Albergue "San Javier" com excelente estrutura. A Debora se instalou em um hotel na cidade e o Stephan , seguiu a caminahada pois queria avançar um pouco mais. Aproveitei para tomar o banho do dia , e lavar toda a minha roupa, que misturada dentro da mochila já começava a dar nos nervos , hoje lavei tudo (na maquina , é claro) toalha , casacos , calças camisetas , meias , absolutamente tudo ! So fiquei com o shorts de nylobn e uma camiseta  no corpo ! Deixei tudo secando no sol ,e no final da tarde com tudo seco reorganizei a mochila. As vezes é bom fazer uma faxina pois na hora de "levantar acampamento ",  pela manha, nao temos como organizar as coisa e acabamos as vezes misturando tudo.

Almocei em um dos restaurantes da cidade, o Velho e bom Menu peregrino, mas desta vez composto de uma enorme salada mixta e um "churrasco" de carne , logicamente acompanhado de Vinho tindo da casa, pao e sobremesa (Dificil emagrecer por aqui !). Apos o almoço cruzei com o Iain (Irlandes que havia conhecido ontem), em um bar na Plaza Mayor. Nesse ponto da cidade passam todos os peregrinos que estao chegando a cidade e os que se deslocam por Astorga. Nao demorou muito para o conhecido do conhecido do amigo do do outro conhecido chegar, e cada um que chegava acabava por se apresentar e dizer de que pais era . Ali tivemos mais de 20 pessoas de todos os lados do mundo,  parando bebendo algo , indo e vindo .. Foi muito bom conhecer mais pessoas, de todos os tipos e nacionalidades diferentes das que conheci ate agora. A troca de culturas e intensa e percebemos as fortes personalidades de cada regiao do mundo. Uma pessoa da Alemanha pode ser tao simpatica e aberta como nós, mas sao teimosos e meio cabeça dura ! Pessoas da dinamarca podem ser muito calorosas, embora frios  Italianos sempre festivos , Espanhois muito receptivos e amaveis , Um Irlandes pode ser o relaçoes publicas dessa torre de babel.   Me desculpem os meus cunhados , mas os franceses so falam frances e ficam entre eles (panelinha) , meio que nao se misturam .. Conheci dois duarnte os ultimos dias (Muito simpaticos) , mas a maioria fica na deles ... bem introspectivos.  Americanos ...bom americanos sao americanos ...

A noite jantamos no Gaudi um restaurante de certo luxo que mantem um "convenio" com o albergue. O Menu lá custou 12 Euros.  Só para se ter uma ideia eramos 10 ! : Iain (Irlanda), Martin (USA), Bretta (Alemanha) Mette (Dinamarca), Lars (Dinamarca) , Trish (Australia), Charlie (USA) , Renate (Africa do Sul ), Sabine (Islandia ) e Eu (Brasil) ..da para imaginar ? Lingua oficial do jantar: Nenhuma !

Reencontrei o Rogerio no mesmo restaurante, durante o jantar, cara de cansado,  chegaram de uma caminhada de 28 Km, o Marcos estava no albergue dormindo pois estava cansado do dia. Hoje tivemos sol novamente e caminhar toda essa distancia é realmente esgotante.

Amanha partimos todos, rumo a "Rabanal do Caminho " onde definitivamente termina o caminho plano,  pelo que pude observar do alto do cruzeiro de Santo Toribo.

Henrqiue