domingo, 10 de junho de 2012

Sarria - Portomarin (10 Junho de 2012)

Hoje é domingo ! ...de qualquer forma a rotina "peregrina" me faz acordar cedo. Ao menos no meu quarto, esta noite,  fiquei sozinho, o dono do albergue espalhou as pessoas que chegavam nos diversos quartos do Albergue proporcionando conforto para quem estva lá instalado.  Uma fina chuva anunciava um dia feio, mas durante o passar das horas o sol conseguiu vencer as nuvens e acabamos tendo um agradavel dia de caminhada.

Em Sarria durante a noite os moradores locais enfeitaram a rua com flores para a procissao de hoje (Corpus Christi) construindo um tapete longo ligando as duas principais igrejas da cidade. Trabalharam ate as 3:00 horas da manha ! Do meu quarto pude observar  pela janela o movimento de dezenas de pessoas, espalhando as folhas, pedaços de arvore e po de serragem formando um lindo tapete. Pela manha todo o trabalho estava pronto, uma pena nao poder ficar ate as 11:00 horas para assistir a procissao, mas a arte final na rua principal estava promta ! Click Click e pé na estrada ...

Sarria é o inicio da caminhada para muitas pessoas. Hoje já se podia observar um aumento consideravel do numero de pessoas no caminho bem como um numero muito grande de pessoas "novas". Para se obter a "Compostela" o peregrino deve caminhar no minimo 100 Km a pé ou 200 Km de bicicleta ou cavalo. Desta forma Sarria por ficar a 110 Km de compostela é o ultimo ponto de partida para os peregrinos em busca do documento.

Hoje passei pelo Km 100 ! Esperava mais ... um pequeno poste de concreto (Timido) a beira da estrada marca os 100 Km que faltam para Santiago. Click , e mais uma foto  ...  O caminho mais uma vez por entre a montanha e "florestas" nativas é muito rico. Arvores com mais de 200 anos de idade se espalham a beira do caminho formando um "tunel" para a passagem sdos peregrinos. A principal atividade por aqui é a pecuaria. Muitos "fazendeiros " locais, colocam seus rebanhos nos pastos logo cedo e recolhem por volta das 4:00 hras da tarde. Ao longe pode -se escutar o constante "gizo" dos sinos pendurados nos pescoços das vacas.

Os peregrinos mais "experientes" que sairam de Saint Jean ou outras cidades anteriores e distantes daqui , comemoram a cada passo a proximidade de Santiago. Meus penssamentos agora estao no final do caminho afinal mais 3 etapas e estarei lá . Uma certa ansiedade toma conta de todos que tem como destino final a cidade de Santiago . Daqui, "Portomarin" para "Palas dos Reis" depois para "Azuria" , "Pedrozo " e finalmente Santiago .. a 93 Km de distancia ...

Estou agora em Portomarin, no albergue "Ultreia". A cidade é nova e foi reconstruida só mantendo o nome original. Em 1962 a construçao de uma barragem submergiu toda a cidade antiga que foi reconstruida, perdeu-se  toda a caracteristica original, restando apenas 2 igrejas  a "Fortaleza de San Nicolas" e a "San Pedro"  que foram transferidas pedra a pedra para um novo local ( a de San Pedro so teve sua torre transferida) . Na igreja de San Nicolas ainda pode -se observar as pedras numeradas da epoca da transferencia.  Uma cidade sem nenhum  "charme" ou algo que cahme a atençao, apenas um rio frondoso que corta o vale chama a atençao. Como estava cansado e com um pouco de dor no joelho resolvi parar por aqui , mas muitos peregrinos seguiram adiante para povoados mais a frente.

De Portomarin,a 93 Km de Santiago

Henrique