terça-feira, 12 de junho de 2012

Pontecampana - Arzua (12 Junho de 2012)

Dia amanheceu encoberto com uma chuva fina , desagradavel... A noite no albergue tivemos um jantar comunitario. Apenas 11 pessoas estavam instaladas. No nosso quarto apenas 4 pessoas dividiam um espaço para 12. Fiquei em um recuo de 4 camas,  uma senhora da Alemanha num outro recuo e um casal frances no ultimo deles. As outras pessoas estavam no outro quarto distribuidos de uma forma similar. Enfim um albergue praticamente particular. O jantar , caseiro, foi servido pela propria dona que estava toda "pimpona" por ter recebido um convite de casamento de dois peregrinos que haviam se conhecido em um jantar  similar, ali mesmo naquela sala. Resultado : Um vinho melhor que o tradicional "da casa" escolhido pelo dono do albergue para comemorar esta ocasiao.

Sai por volta das 7:30 horas e o dia nao prometia, a chuva vinha em espaços intercalados com um tempo abafado. O maior problema é ficar colocando e tirando a capa de chuva (Poncho) que alem de cobrir o corpo cobre a mochila . Ficamos parecendo verdadeiros camelos ou corcundas de "Notre Dame". Quando chove é necessario colocar o poncho , e quando para temos de tirar pois abafa muito embaixo da capa. Desenvolvi com isto metodos especias para tira e colocar o Poncho ...uma gisnastica a parte.

O caminho continua exuberante, passa por meio dos campos de pecuaria , hora por plantaçoes nativas , ora por florestas de reflorestamento. Com a chuva e por alguns momentos com a luz do sol , a fotografia lembra os fundos de tela de computador ou posters de paisagens de florestas , exuberantes e lindos !

A caminhada hoje teve 26 Kilometros aproximadamente que passaram muito rapidamente. Começo a encontrar mais e mais colegas de etapas anteriores que avançam rapidamente. Eu continuo no meu ritmo leve para nao forçar mais o joelho ja tao sofrido. Sao apenas mais duas etapas de 20 K para mim e estarei em Santiago. Nao ha como adiantar muito os trechos nesta fase pois nao existem cidades de porte a distancias interessantes de se caminhar. Hoje por exemplo se quizesse adiantar teria de fazer mais 11 Kilometros para atingir o proximo povoado com estrutura. Azua é uma cidade media com uma excelente estrutura, estou instalado no "moderno " albergue Ultreia, que nao lembra em nada os charmosos albergues de pedra dos povoados pequenos. Amanha parto para Pedrouzo , a 20 K de Santiago e se der , se me sentir confortavel, adianto mais alguns Kilometros par aficar mais proximo do destino final.

A ansiedade e muitio grande neste momento, em acabar a caminhada e retornar para casa, a saudade bate forte, mas a sensaçao de missao cumprida é muito boa. Nesta altura do caminho nao penso mais em nada , lembro dos trechos que caminhei , dos lugares que fiquei , das pessoas que connheci, e tentamos dar uma ordem nos planos que construimos para nossa volta.

Faço uma pequena reflexao sobre o caminho e sobre os aprendizados que tiramos dele...

As setas amarelas:

Como sao importantes as setas amarelas ! Elas nos indicam a direçao o tempo todo, se nao fossem por elas as vezes nao saberiamos por onde ir... quando nos sentimos perdidos e encontramos a seta amarela recuperamos a confiança de saber que estamos na direçao certa. Parece uma tolice , mas sei como me sentia quando nao encontrava a seta amarela.  O que acontece em nossas vidas é um caminho, em muitas ocasioes nos sentimos perdidos e nos frustamos ao nao encontrar direçao nem referencias que nos deem segurança . Entao chegam os medos e os tropeços... Ainda bem que no caminho alguem pintou as setas amarelas .. e no caminho da vida que setas devemos seguir ? para quem ou para que vamos olhar para encontrar a direçao ? Será que alguem pinta as setas amarelas na nossa vida para que nao nos percamos ?

O que colocar na Mochila :

Quando estava em casa nao parecia muito importante selecionar cada objeto que colocava na mochila, mas agora que tenho de carregar ufa !.... ao andar se da conta de quanto pesa cada pequena coisa e de quantas delas realmente eu necessitava. Dizem por aqui que uma pessoa simples é aquela que consegue levar todas as coisas que lhe importam em uma mochila. Com certeza isso foi dito por um peregrino .  Todos levamos uma mochila no caminho da vida. As vezes vamos juntando coisas ou talvez as carregamos só por carregar . Pode ser apenas para passar para os outros a imagem que as pessoas tem da gente,  pode ser um estilo de vida que consome muito e nao atende as nossas necessidades basicas e reais. Chega um momento em que tanto peso nos impede de avançar. Por isso as vezes é necessario parar e perguntar : Será que carrego coisas em minha vida que nao necessito ? Como determinar o que é importante e o que nao é ? O que devo tirar da minha mochila para nao acabar exausto ?

As Bolhas , Feridas , Dores nas juntas ...

Como doe meu joelho ... ninguem escapa da dor no caminho . É impossivel caminhar mais de dois dias e nao notar que o corpo sente. Entao temos de escuta-lo adaptarmos , modificar o ritimo , e ate parar. Mas e assim que entendemos que o caminho vai nos custar, e assim tambem desfrutamos ao acabar cada etapa e damos conta do que superamos, e na verdade nos convertemos em pessoas um pouco diferentes ao faze-lo. Apesar de soar ingenuo , o caminho nao seria o mesmo sem a dor

No caminho da vida , algo parecido ocorre, As vezes acontecem coisas com as quais temos de aprender a caminhar , Podem ser coisas que nos buscamos ou nao , mas o caminho continua, e temos aprender a caminhar com as feridas que a vida nos impoe.

Todo peregrino precisa de ajuda extra para andar

 Principalmente apos varios dias e kilometros de caminhada, penssamos naquelas pessoas com as quais compartilhamos o caminho nas quais nos apoiamos quando estavamos cansados , que em certos momentos nos ajudaram a lembrar dos motivos pelos quais estamos aqui . As que nos ajudaram nao desistir ou fazer o caminho de forma mais  comoda.  As vezes uma simples conversa com outro peregrino durante o caminho faz com que 30 Kilometros se tornem um tranquilo passeio. Receber o apoio de tantos seguidores deste Blog , as menssagens no Face book e no e-mail foram muitas vezes os amigos que me deram forças  para continuar.  Que bom encontrar no caminho da vida verdadeiros companheiros de viagem ! Talvez o Caminho esconda grandes liçoes para a vida e esta seja uma delas . Andamos o caminho da vida simplismente para entender as pessoas e ajuda-las, e para fazer com que elas sigam em frente,  nao para deixar que elas joguem a toalha .

De Arzua ... pertinho do fim ...

Henrique

12 comentários:

  1. Olá Henrique... para nós é uma imensa satisfação nos sentirmos mais que expectadores... ou viajantes virtuais. É nosso apoio parece ser isolado, más através de usas palavras conseguimos perceber que tb fizemos a diferença. Seu BLOG (ou melhor, "nosso"), já é parte de nosso dia a dia. Praticamente esperamos até o horário em que vc consegue nos presentear com, suas impressões e sentimentos (depois preciso da dica de como consegue ter acesso quase em todos os locais que passou). Bem, venho acompanhando Blogs e viagens nos últimos 12 meses... de forma a aprender e absorver dicas ou mesmo o lado emocional da peregrinação, confesso que estou ansioso aguardando já pelo POST DE CHEGADA. Imagino que talvez não seja o último, pois o caminho aprendi que se inicia a partir de então (para alguns).
    O parabenizo pela forma e visão de captar e nos transmitir impressões e emoções, deixo aqui registrado que estes são os relatos mais significativos que acompanhei até então...
    Aproveite os METROS FINAIS, se possível fotografe do ALTO DO MONTE DO GOZO as torres da Igreja, como todos acabam por fazer.

    Bom Caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter caminhado comigo. Sei como voce se sente pois caminhei com o Jair e Sueli. Tenha certeza que voce foi uma dessas pessoas que nos ajundam a continuar ... ate continuar a escrever o que as vezes nao e facil , hora pelo cansaço hora pela emoçao.

      Um abraço, vamos a Santiago !

      Henrique

      Excluir
  2. Oi!!
    Adorei sua reflexão!!
    Olha que vc está ficando bom nisso!! rsrsrs
    Fica com Deus!! Muita luz nessa reta final!!
    bjs
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado voce por seguir este Blog que se iniciou de forma bastante simples e termina cheio de emoçao ...

      Henrique

      Excluir
  3. Respostas
    1. Voce deveria fazer este caminho ...seria muito bom para voce ... tenho absoluta certeza disto ... nao precisa fazer os 813 Km ... uma parte seria o suficiente ... nos falamos

      Henrique

      Excluir
  4. leio seus posts, tds os dias, para ter noticias de meu amigo Rogério, q ha alguns dias acho q nao estao mais juntos...( não é sempre q consigo conciliar nossos horarios on line....rs
    mas posso dizer q acompanhar toda a caminhada atraves de seu relato, foi muito legal, interessante, e claro aprendizado, já q daqui só se vê, se lê mas as emoçoes maiores sao de voces!!! cd superação, cd conquista, cd emoçao vivida e aqui compartilhada foi muito bom pra nos q estamos de espectadores da viagem!Fico feliz por vc tbem de estar terminando seu trajeto aquele se propos há dias atra´s. parabens pela conquista tbem.boa sorte, aproveite cd minuto, ( restinho...)
    pro Rogerio e Marcos desejo tbem td de melhor...logo espero ve-Lo, a saudades bate !!! Rogério como já te disse Eu tinha certeza da sua chegada, confio e me surpreendo com vc !!!
    bom retorno pra vc Guolherme e obrigada por compartilhar conosco td essa vivencia!
    Deus os abençoe ricamente!!! abraços. Lene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por suas palavras... me distanciei do Marcao e do Rogerio ... sao os varios caminhos e as opçoes de cada um. Vamos nos ver no Brasil, tenho certeza pois aqui compartilhamos muita coisa juntos. A esta altura o Marcao ja se prepara para voltar ao Brasil e o Rogerio deve estar embarcando paia IBIZA para tirar o atrazo da civilizaçao que ele tanto gosta ...

      Um abraço

      Henrique

      Excluir
  5. Henrique,
    Olá!
    O Alex comentou que você estava fazendo o caminho e já faz um bom tempo que tenho acompanhado o seu blog.
    O mais interessante é que ano passado comecei a pensar em fazer o caminho também. No meu caso a vontade vem e vai, vem e vai...não sei se é assim com todas as pessoas. Lendo os seus relatos então...hehehe...Tem dia que fico mega empolgada, dia que penso que não conseguiria por conta da condição física.
    Enfim...estou aguardando ansiosamente a sua chegada a Santiago! Torcendo por você, para que tudo corra bem até o fim! Força nesses quilômetros finais!
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So posso te dizer ...faça ! Nao sei os seus motivos mas aqui encontrará as respostas ... ë algo inexplicavel ... Faça a pé ! e faça no seu ritimo ... se tivesse que fazer de novo so me daria mais alguns dias para ter uma folga um pouco maior de dias ... assim quando decidir pode parar e descançar um dia ou dois no caminho ...

      Um barço a voce e manda um para o Alex ... nos falamos na volta

      Henrique

      Excluir
  6. Bom dia Henrique! que este final da caminhada seja o reinicio de uma nova jornada na sua vida,que voce seja muito mais humana,que sinta muito mais amor,carinho,uniaõ e paz com vc mesmo e entre sua família que com certeza está anciosa pelo seu retorno e aprendizado...abraços...(esposa do Marcão)Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta ,

      Teu marido é uma pessoa espetacular que tem voces todos no coraçao . Conversamos muito durante alguns dias, e tudo que pude sentir foi uma pessoa muito "familia" , que adora os filhos e a voce. Adoraria poder te-los como AMIGOS.

      Infelizmente nos separamos há alguns dias atraz, como eu ja disse... faz parte do caminho de cada um, opçoes , prazos , disponibilidades. Nossos planos se diferenciavam e em, algum momento tivemos de optar por continuar cada um no seu caminho. Assim como na vida, temos de fazer opçoes !

      Tenho certeza que vamos nos reencontar nos nossos caminhos e seremos grandes amigos. Um abraço a voces todos... o Marcao adora essa familia e me disse estar fazendo o Caminho de Santiago para poder agradecer poder te-los.

      Caminhar com o Marcao foi algo inuzitado !

      Abraços

      Henrique

      Excluir