segunda-feira, 11 de junho de 2012

Portomarin - "Pontecampana" (11 de Junho de 2012)

Chuva !!! O dia amanheceu encoberto com muita chuva. Tomei o cafe da manha em um bar proximo ao rio que corta Portomarim. Havia um arco - iris  um peregrino observou que  um de seus lados  apontava para oeste ... para Santiago ! Nao deve ter um pote de ouro no fim...  deve ser a Igreja. Se observarmos a atitude dos  velhos e bons peregrinos,  talvez haja algo lá  pois continuam acordando cedo ...e acordam todo mundo...  ,  saem numa "corrida maluca" , talvez  na busca desse pote ! Hoje acordaram as 5:00 horas , mas me permiti com mais dois colegas ficar na cama ate as 7:00 horas !

A chuva me acompanhou o dia todo , as vezes fraca , as vezes forte ... o sol ate que tentava sair , mas hoje nao teve a força necessaria em conjunto com o vento para afastar a chuva ...uma pena.

O caminho continua por entre as arvores. Em alguns trechos arvores  fruto de um reflorestamento, mas que ainda mantem o caminho cheio de charme como nos dias anteriores. A economia por aqui (Nao muito boa nesses dias ) ainda gira em torno da pecuaria. Por varias vezes o caminho cruzou a estrada "nacional", algumas subidas, nao tao ingremes como as anteriores seguidas de descidas (Ai meu joelho !)  nos castigavam em conjunto com a umidade e o frio.

O que notamos é um aumento consideravel no numero de peregrinos  nestes trechos finais. Chego a ver filas indianas em alguns trechos mais estreitos. Tem peregrino de todos os jeitos e chamam a atençao por estarem bem vestidos e aparentemente sem dores !!  Outra particularidade é a nova velocidade imposta pelos peregrinos mais antigos que parecem querer chegar o mais rapido possivel a Santiago. Hoje passaram por mim velhos conhecidos que estavam uma etapa atraz,  pois cumpriram no dia de ontem 40 Km e hoje estavam animados para cumprir 30 Km .

Eu estou seguindo meu ultimo planejamento e nao posso nem pensar em querer acelerar. Isto seria um risco muito grande  para meu joelho que doi assim que passam os efeitos dos remedios . Ele só doi quando caminho com o peso da mochila e piora nas descidas. Por isso vou me manter dentro do meu planejado de 20 Km por dia, assim so preciso de um envelope de 600 mg de ibuprofeno e um tilenol por dia rsrsrs

A ansiedade de chegar a Santiago é muito grande para todos, e me incluo aqui. Saber que se esta tao perto (63 Km) e tao longe para se caminhar ... O que mais escutamos agora é : Que dia voce chega a Santiago ? Eu ? dia 14 como planejado ! Talvez no ultimo dia se estiver bem ... caminhe um pouco mais para economizar no ultimo trecho e cheagar a Santiago mais cedo . Talvez no dia 14 em particular deva seguir junto com os madrugadores para chegar a Santiago antes das 12:00 horas (Hora da missa dos peregrinos)

Alguns amigos antigos do caminho ja chegaram a Santiago ! Ficamos sabendop pelo Face Book. Na sua maioria deslocaram alguns trechos de Onibus, mas nao os condenos afinal ..."cada um faz o seu caminho" . Os que estao bem de caminhada fazendo neste momento entre 30 e 40 Km por dia começam a chegar em Santiago  no dia 13. Ainda tenho "conhecidos " vindo atras e devem chegar entre os dias 14, 15 e 16. Vou tentar uma reserva em um Hostel em Santiago, e digo isso porque muita gente esta fazendo as reservas via internet para nao ficar na mao ou ter de ficar em hoteis mais caros .

Hoje havia planejado ficar em Palas dos Reis , mas resolvi avançar 4 Kilometros e estou em PONTECAMPANA . Excelente decisao baseada nas anotaçoes da ACSC SP. Estou em um dos melhores  dos albergues que fiquei em todo o caminho o " Casa Domingo" um albergue rural , muito simpatico , cheio de charme e de clima ! Nao ha como descrever por completo , mas é uma casa na zona rural , de pedra . A casa principal abriga o restaurante e a  cozinha. Em uma segunda construçao ficam os dois dormitorios com apenas 12 camas ! Banheiro e chuveiros , embora antigos , muito limpos e organizados.

De Pontecampana , proximo a Palas dos Reis A 63 kilometros de Santiago,

Henrique

2 comentários:

  1. Estou adorando as tuas narrativas, é possivel imaginar as arvores, a chuva, os peregrinos... Aproveite os ultimos 3 dias !

    ResponderExcluir
  2. Gaby ...

    Voce ia gostar deste caminho ... pense em faze-lo.

    Henrique

    ResponderExcluir