terça-feira, 22 de maio de 2012

Logrono - Najera (22 de Maio de 2012)

Inicio da manha com uma chuva fina, um pouco de frio.. Algo que tem me chamado a atençao , é que parece existir um pote de ouro ao final de cada etapa. As 6:00 da manha muita gente acorda e começam a se vestir rapidamente, saindo numa corrida maluca . A maioria dessas pessoas sao alemaes e franceses que parecem disputar para ver quem chega primeiro ao fim da nova etapa... Sem perceber e sem querer voce acaba entrando nesse ritimo frenetico e acho que por estar acompanhando algumas pessoas acabava fazendo o mesmo. Outra coisa que me chama a atençao é a idade media das pessoas, encontramos muitas acima dos 60 e 70 anos ! Alguem me falou que é quando os europeus tem tempo para desfrutar desta experienia. Hoje estava sozinho e decidi fazer tudo com mais calma... ë muito melhor ...nao ha porque ter pressa porque voce vai chegar do outro lado e nao tem realmente muito o que fazer. Vejo os "corredores " chegarem rapido , escolher suas camas , deitar lá e ficar com as pernas para cima ! Resolvi fazer tudo com tranquilidade, acordei junto com todos pois nao há como nao acordar as 6:00 mas depois arrumei minhas coisas, com muita tranquilidade e sai efetivamente de Logrono as 7:30 apos um deliciosio cafe da manha em uma "padaria" espanhola... O caminho continua seguindo pelo meio de plantaçoes de trigo e uva, muito mais uvas do que trgo desta vez , nao é atoa que esta regiao tem bons vinhos , nos 30 Km que separam Logrono de Navarra voce observa plantaçoes de Uva. Nao faltam uvas para produzir vinhos... Esta etapa cumpri conversando ora com um casal de franceses, ora com um outo frances que vem caminhando desde Paris ! As coversas sempre começam com um: "bom dia" " buenos dias" "Bon jorno" " Gutem Morgan" Good Mornig" .... e depois com a pergunta: de "onde voce vem ?" , dai para frente se converas de tudo , trabalho , religiao , familia ... acabamos por conhecer um pouco de tudo, historias e estorias ! Toda minha tranquilidade esta manha me rendeu nao conseguir vagas no albergue municipal que nesta regiao tem preços muito baixos ou trabalham por doaçoes, por outro lado acabei ficando em um excelente albergue particular " Puerta de Najara" por 10,00 Euros, com uma excelente estrutura limpissimo ...um dos melhores ate agora , onde reencontrei meus amigos Brasileiros com quem devo ir jantar ! Hoje foram 30 Kilometros em 7 horas ... estou cansado , e no final foi um pouco pesado ...vou descansar para encarar outros 21 ou 30 Km (ainda vou decidir minha proxima parada ! Henrique

4 comentários:

  1. Bacana seu relato Henrique... Nessa etapa com um sabor diferente... sem correria, simplesmente desfrutando passo após passo. acredito que isso é o mais gratificante, se libertar daquilo que aqui nos mantem "presos" ao mundo material que vivemos... Acredito que poder caminhar, dentro de um planejamento mínimo é claro, más sem o relógio como companhia, certamente é algo que melhora ainda mais essa experiência.

    Bom caminho meu caro... Enjoy yourself...

    ResponderExcluir
  2. Oi Henrique. Será que essa corrida não é para aproveitar o início do dia em que o sol (e eventual chuva) estão mais amenos? E o quanto mais cedo chegar, mais se aproveita no destino (primeiro na lavanderia e mais tempo para secar as roupas)? Estou acompanhando e empolgado para um dia me aventurar. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Henrique. A cada novo dia no caminho tudo vai se ajustando, inclusive os horários, que acaba nos pressionando a sair cedo para não chegar muito tarde ao destino, e também não pegar muito sol no início da tarde ( das 14 as 17 hs o sol é muito forte). Deixe o Caminho te envolver e tudo vai sendo ajustado, certamente com a ajuda da tua sabedoria.
    Buen Camino.
    Jair e Sulei

    ResponderExcluir
  4. Faça o seu ritmo, provavelmente o ritmo alucinante é proveniente da ansiedade de chegar logo, ter a sensação de tarefa cumprida e com isso eles podem estar perdendo alguns detalhes interessantes do caminho... Não imaginava que a idade média dos peregrinos era assim alta ! Viel Spass !

    ResponderExcluir